Queimador de Biomassa

O QUEIMADOR-ENGEMAN, utiliza o processo de geração de gás quente na substituição das fornalhas convencionais para SECAGEM DE GRÃOS, automatizando a operação.

O mesmo processo de geração de ar quente também pode ser usado para processos industriais.

Ideal para transformação de caldeiras a óleo, gás ou lenha para queima de biomassa.

COMBUSTÍVEIS

Dimensionamos a Fornalha, para que a Grelha Móvel atenda a demanda de cada Biomassa.

Alguns combustíveis utilizados na queima: Cavaco de Madeira, Serragem, Casca de Arroz, Pellets, Briquete, Bagaço de Cana, Capim Elefante. Entre outros.

FOTOS PARA PROPOSTAS

VANTAGENS

O objetivo deste equipamento é otimizar a operação de abastecimento das fornalhas convencionais, alterando o processo atual, por um processo automático.

  • Automatização do processo de alimentação de combustíveis, eliminando o contato dos operadores diretamente nas fornalhas.
  • Diminuição da mão-de-obra no processo. Estabilização da temperatura.
  • A grelha móvel permite a queima de combustíveis com até 55% de umidade.
  • Extrator de cinzas interno automático: o defagulhador atua com alto desempenho no intuito de apagar partícula em chamas, eliminando significativamente o material particulado para o processo.
  • Base civil para fornalha em nível zero.

O SISTEMA CONTEMPLA

  • 1 moega de recepção de cavaco;
  • Transportadores interligando moega e Fornalha;
  • 1 Classificador de disco, eliminando impurezas do cavaco;
  • Dosador de Cavaco/Biomassa, interligando o Transporte com a entrada da Fornalha;
  • Fornalha com Grelha Móvel para queima de biomassa;
  • Interligação entre Fornalha e Secador.

ACESSÓRIOS

  • Defagulhador / Quebra chama.
  • Projeto Elétrica e Automação
  • Chaminé

DESCRITIVO TÉCNICO

FORNALHA

As paredes da fornalha envolvem a câmara de combustão e perfazem um arranjo construtivo próprio com algumas mudanças de direção no fluxo de gases visando otimizar a troca térmica e absorção do calor irradiado na combustão, bem como propiciar maior tempo de residência e menor arraste de partículas. Na região da câmara de combustão as paredes são revestidas em refratário para a maior eficiência na queima de combustíveis úmidos, as paredes externam de aço carbono, com robustos reforços em material laminado, internamente possui manta de fibra cerâmica e uma cinta de materiais refratários.

O nível de combustível em seu interior é controlado através de sensor de nível máximo, com a finalidade de manter o mesmo sempre abastecido. A alimentação de combustível para a fornalha ocorre através de silo dosador, com roscas, sendo dimensionadas de acordo com a máxima necessidade de alimentação de combustível.

GRELHA MÓVEL - RECIPROCRATE

A grelha móvel tem por finalidade a adequada distribuição, movimentação por acionamento hidráulico para a queima da biomassa, sendo do tipo móvel (reciprograte).

Consiste num equipamento robusto com estágios de movimentação, permitindo ajuste fácil e rápido da velocidade de movimentação de acordo com a necessidade de cada combustível utilizado.

Os elementos que compõem o grelhado são construídos em liga especial de ferro fundido com 28% de Cromo. O ar de combustão é insuflado através dos elementos de grelha a partir de câmaras independentes na parte inferior da grelha, promovendo uma combustão eficiente sobre a grelha e refrigerando os próprios elementos fundidos.

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE CAVACO

MOEGA
Moega de recebimento de biomassa. A retirada do cavaco da moega por sistema hidráulico com talisca com fundo móvel, descarregando em uma correia transportadora.

CORREIA TRANSPORTADORA TIPO CALHA

Este equipamento é destinado ao transporte de biomassa, construído em aço carbono dobradas e parafusadas. A correia apoiará em uma calha inclinada com dobras em forma de “U”.

geracao

ENTRE EM CONTATO

Comercial: Jóber Frederico
+55 (34) 99839-9939
+55 (41) 99538-9272
jober.rocha@engeman.ind.br